Seguir

E outra: quando você ouvir um General falando que a função das FFAA é proteger o Brasil contra ameaças "externas e internas", dê uma pausa e pense nessa frase.

Quem é "ameaças internas"? O que quer que seja interno é parte do Brasil, ué. É parte do povo brasileiro.

Essa frase é parte da famosa "doutrina de segurança nacional", que foi expressa na ditadura militar mas que a precede por muito.

É uma tentativa de separar os brasileiros internos do país em dois grupos: legítimos atores políticos e "ameaças".

De um lado "cidadãos brasileiros de bem". De outro os opositores dessa ideologia — subrepticiamente alijados da cidadania e denominados "ameaças internas".

Como se não fossem eles próprios parte do povo brasileiro e concidadãos com plenos direitos. Isso não existe.

Se um cidadão brasileiro interno comete atos concretos que trazem risco à estabilidade do Estado ou conspira contra a democracia, isso se lida com legislação e polícia. Não é problema para as Forças Armadas.

NÃO está entre as atribuições das Forças Armadas lidar com isso.

Quem lida com atos de terrorismo ou riscos à estabilidade do Estado cometidas por cidadãos nos EUA? Não é o Pentágono. É o FBI.

No Reino Unido? Não é o British Army, nem a RN nem a RAF. É a polícia.

Alemanha, França? Mesma coisa.

Até mesmo em regimes mais fechados! Rússia? China? O que os militares países fazem? Lidam com conflitos externos. Quem lida com atos cometidos por cidadãos? Polícias e serviços internos de inteligência, alheios à hierarquia militar.

Essa idéia de que as Forças Armadas lidam com "ameaças internas" é sem pé nem cabeça. Crimes cometidos por cidadãos são matéria para a justiça criminal e as polícias.

Sejam crimes comuns ou crimes cometidos por motivação política. Está FORA da província das Forças Armadas.

De novo: se estiver faltando serviço, arrumem um dentro das duas atribuições constitucionais.

Tem muito meio fio pra pintar e uma fronteira enorme para regular.

Se algo ameaça a estabilidade do Estado brasileiro e conspira contra a democracia é justamente o envolvimento das FFAA na política e sua associação com esse golpista sem escrúpulos, inteligência ou competência que ocupa o Palácio do Planalto.

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português.