HIPOCRISIA - Empresas ESG - Environmental, Social and Governance praticam operações sustentáveis, socialmente conscientes e se tornaram moda entre os investidores. Mas com a alta do petróleo (uma indústria poluente) o mercado financeiro e as gestoras de investimento adaptaram o discurso e hoje as ESGs não tem mais o "objetivo de salvar o mundo" e são ferramentas de gestão para cumprir o dever da empresa com os acionistas, ou seja, remunerar o investidor; é bom quando o capital diz a verdade.

1º DE MAIO E O TRABALHADOR - No 1 º de maio, Dia Internacional do Trabalho (ou do trabalhador), um resumo da história do operáriado desde a antiguidade
contextosocial.com.br/uma-brev

MÁFIA DO PAYPAL - O nome foi dado pela revista Fortune aos ex fundadores da empresa de pagamentos que a venderam para a e-bay, ficaram ricos e criaram outras. O mais famoso é o Elon Musk, mas tem o Reid Hoffman (LinkedIn); Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (YouTube) entre outros. Esta máfia tem um "don" (chefão), é Peter Thiel, que financiou o Facebook, Palantir, Zynga e uma série de outras startups, além de ter sido um dos grandes doadores para a campanha eleitoral de Donald Trump.

ALGUÉM ME EXPLICA - Quando o presidente do país (poder executivo) não gosta da decisão do Supremo Tribunal Federal (poder judiciário), resolve descumprir a decisão e a Câmara dos Deputados (poder legislativo) não faz nada para resolver o impasse quer dizer que um manda mais que o outro? Quando um poder manda e os demais calam a boca quer dizer que a república não vive mais em regime democrático? É isto mesmo?????

AGORA VAI - Durante o julgamento do ex-deputado Daniel Silveira no STF a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, representando a Procuradoria Geral da República (PGR), afirmou que é “inconcebível no Estado democrático de direito” que alguém instigue o uso de violência, seja física, moral ou psicológica. Viva! Então quer dizer que finalmente a PGR vai tomar uma atitude contra o "Coiso" que ocupa a cadeira presidencial?

ESPIONAGEM DIGITAL - Quando uma coisa que parecia óbvia se mostra realmente óbvia. Vendedor de programas espiões diz ao Ministério Público ser possível usar a assistente virtual da Amazon (ALEXA) para bisbilhotar a casa de quem tem o aparelho.

theintercept.com/2022/04/18/al

Impossível não fazer uma charge com as últimas lambanças do poder militar.

ECONOMIA VAI MAL - Todos viram as notícias sobre o aumento do IPCA para 1,62%, recorde desde 1994 (11,30% acumulado em 12 meses) e a previsão para o ano é de inflação em 8% no Brasil. Mas o problema é mundial. Nos EUA os índices que medem a inflação estão em 6,4% para os últimos 12 meses e na Alemanha em 7,3%. Isto seria reflexo dos problemas causados pela pandemia - que pode estar terminando - mas vai se somar ao efeitos da guerra Rússia/Ucrânia que altera o comércio mundial. Não será fácil.

HISTÓRIA ESQUISITA - A Ucrânia acusa o exército Russo de promover um massacre na cidade de Bucha. A Rússia nega e pede, por duas vezes, que o Conselho de Segurança da ONU, que é aliado dos EUA que por sua vez apoia a Ucrânia, examine a questão e a ONU nega os dois pedidos e perde a oportunidade de criminalizar a Rússia. Não é estranho? Acho que a Ucrânia não tá contando direito esta história .

O JOGO DA BOLSA - Em outubro de 2020 a Bolsa de Valores autorizou o "empréstimo" de ações onde investidores estrangeiros passam as ações a outros por um período e uma taxa acertada entre eles. É um "aluguel" pois não há compra ou venda e não entra dinheiro na bolsa. Mas foi colocado no relatório como investimento novo, o que fez a Bolsa bater o recorde. Só que agora vão ter que recalcular tudo e o recorde miou. A Bolsa é um jogo onde os jogadores poderosos podem fazer as regras no meio do jogo.

DEMOCRACIA INTERNACIONAL - Quando algum país estrangeiro constitui uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos o governo decreta emergência nacional e bloqueia as contas em dólar do país e propõe sanções econômicas. Veja quantas vezes isto ocorreu desde 1976 e, notem, além da Rússia, estão em vigor cerca de outros 30 bloqueios.
statista.com/chart/27166/unite

UMA PERGUNTA - Sem entrar na eventual orientação pessoal do ministro Raul Araújo do TSE que proibiu manifestações políticas no Lollapalooza, mas, pode-se juridicamente impedir um artista de externar sua posição no palco? ou, um conjunto de cidadãos livres, no caso a plateia, pode ser impedida de se manifestar em coro contra ou a favor de um político? (me lembro de um jogo de futebol onde torcedores se manifestaram contrários à presidenta da época mas não me lembro nenhuma represália jurídica)

PESO E MEDIDA 3 - Dos grandes jornais a Folha de S. Paulo foi a que passou menos vergonha, mas também está longe da imparcialidade.

PESO E MEDIDA 2 - A capa de O Globo é ainda mais primorosa...

PESO E MEDIDA - olhar a capa do jornal O Estado de S. Paulo no dia da denúncia contra o Lula e comparar com o do dia da sua absolvição é uma verdadeira aula sobre técnicas de edição jornalística e de isenção no tratamento da informação.

CONTROLE NA REDE - Em 21/03 o tribunal de Tverskoi, em Moscou, classificou o Facebook e o Instagram como "extremistas", acusou a Meta – dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – de “russofobia” e determinou que fossem banidas. Agora elas (e o Twitter) estão inacessíveis na Rússia. Na guerra é comum que a informação e a contrainformação sejam usadas como armas, mesmo que achemos antidemocrático, mas, cá pra nós, as Big Techs, quando se trata de manipular nossas vontades, são realmente extremistas.

CONCENTRAÇÃO NA REDE SOCIAL - Em resposta ao STF a Telegram afirmou que 100 canais respondem por mais de 95% de todas as visualizações de mensagens públicas da empresa no Brasil e diz que instruiu os membros da sua equipe no Brasil (o que significa que elas tem sim uma base local) a revisar diariamente todo o conteúdo postado nesses canais. Caso isto se repita nas outras plataformas significa que a democratização da comunicação propagandeada pelas redes sociais é um mito.

Mostrar mais antigos
Mastodon (PT)

Masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português.