Mostrar mais recentes

A capacitação digital e a promoção da literacia digital só podem ser alcançadas quando os alunos tiverem a liberdade de explorar todas as possibilidades oferecidas por um computador e pelos programas informáticos (a começar pelo próprio sistema operativo).

Mostrar conversa

É preferível ter um computador velho e/ou em segunda mão que nos dê toda a liberdade, que ter um computador novo com tantas limitações.

E quem não puder recusar?
Sabemos que a opção de rejeitar esta oferta é um privilégio que não está ao alcance de todos.
É precisamente por aqueles que não têm alternativa que urge mudar este programa.

Mostrar conversa

Não se pode querer promover a literacia digital e mediática, quando a ideia que transmitimos aos alunos é a de que se devem limitar a ser meros utilizadores do computador e do seu software que lhes é atribuído, sem qualquer tipo de autonomia e liberdade.

Mostrar conversa

Não se pode querer promover a capacitação digital dos alunos ao mesmo tempo que os proibimos de instalar software, limitando assim todo o potencial de exploração e de aprendizagem que um computador pode permitir.

Mostrar conversa

Logo:
- É proibido instalar qualquer programa (ou hardware), salvo programas previamente fornecidos ou autorizados pelo Ministério ou Director.
- É proibido o computador sair de casa ou da escola, salvo se autorizado.
- Computador tem de ser devolvido no final do ciclo

Mostrar conversa

Sumário:
O Governo anunciou recentemente a distribuição de computadores, no âmbito do programa Escola Digital. O objectivo é estender este programa a *todos* os alunos e professores.
Infelizmente este programa implica a cedência dos computadores somente a título de empréstimo.

Mostrar conversa

A encriptação é garante de privacidade e segurança, e indispensável à confiança que cidadãos depositam nos sistemas digitais. A economia digital depende da confiança das pessoas nas comunicações pela Internet. Se esta confiança for quebrada, a economia digital desaba.

[Fim da parte 1]

Amanhã: thread-resumo sobre os perigos de querer comprometer a encriptação; e por que motivo isso não resulta e ainda nos coloca a todos em risco.

Mostrar conversa

A encriptação é tb pedra basilar da nossa economia digital. Os sites dependem de encriptação para garantir altos níveis de segurança, incluindo o acesso a home banking, compras e vendas online, acesso a informação fiscal, acesso a informação de saúde, etc.

Mostrar conversa

Mas os abusos contra a privacidade e dados pessoais não são exclusivos de Estados autoritários (ex: em Portugal espiões foram condenados por espiar ilegalmente um jornalista).
A encriptação deve ser utilizada como uma medida básica de segurança e privacidade, por todos.

Mostrar conversa

Além da encriptação das comunicações em trânsito, a encriptação é importantíssima para manter segura informação armazenada. Ex: atacantes podem até conseguir obter acesso ilegítimo a um servidor, mas não conseguir aceder à informação encriptada lá armazenada.

A encriptação das telecomunicações é essencial para activistas, jornalistas, advogados e muitos outros, em todo o mundo, principalmente para aqueles que vivem e trabalham em Estados autoritários e repressivos.

Mostrar conversa

Thread-resumo (parte 1)
- Na Internet, tudo acontece às claras, não existe um sistema de comunicação segura integrado no protocolo de comunicação. Terceiros podem interceptar. Encriptar ("mascarar" a informação) é portanto a única forma segura de comunicar.

A encriptação garante a confidencialidade e a integridade da informação transmitida, e permite verificar/confirmar a identidade de quem a emitiu.
[PS: cuidado com as redes wi-fi com password partilhada por muitos utilizadores]

Mostrar conversa

Segundo artigo da nossa série sobre encriptação.
Depois de nos termos debruçado sobre a história do tema (as "Crypto Wars"), agora vemos como funciona a encriptação na Internet e o papel crucial que desempenha.

direitosdigitais.pt/comunicaca

@d3
Reparem aqui na página do Erasmusmais.pt o requerimento dos "documentos de candidatura":

erasmusmais.pt/post/bolsa-aval

Inacreditável ou quê?

Tendo terminado o prazo sem que tivéssemos qualquer resposta, apresentámos agora uma queixa junto da Comissão de Acesso a Documentos Administrativos (cada.pt).
É de lamentar que tal seja sequer necessário.

Mostrar conversa

No final do ano passado pedimos ao Ministério da Economia e Transição Digital o acesso aos memorandos de entendimento assinados pelo Estado com as empresas Google, Microsoft e Amazon, que foram anunciados a propósito da estratégia para a "Transição Digital".

Mostrar mais antigos
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.