@d3
Reparem aqui na página do Erasmusmais.pt o requerimento dos "documentos de candidatura":
https://www.erasmusmais.pt/post/bolsa-avaliadores-2021-2027
Inacreditável ou quê?
Aqui há umas organizações a trabalhar nesse tema. @d3 @PrivacyLX @ansol
Artigo TeKSapo com participação da D3 e da CNPD.
https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/sabe-qual-e-a-dimensao-da-sua-pegada-digital-e-por-onde-andam-os-dados-que-partilha
Tendo terminado o prazo sem que tivéssemos qualquer resposta, apresentámos agora uma queixa junto da Comissão de Acesso a Documentos Administrativos (https://cada.pt).
É de lamentar que tal seja sequer necessário.
Let me fix that for you, Publico:
"Videoconferências e aplicações de encontros podem deixar de ser privadas e passar a ser monitorizadas na UE, não se vá dar o caso de alguma - eventualmente, porventura, quicá, nunca fiando - ter conteúdos menos próprios"
https://www.publico.pt/2021/01/23/sociedade/noticia/nova-legislacao-privacidade-ue-causa-deteccao-pornografia-menores-online-1947539
Hoje seguiu a nossa 1ª newsletter geral, um sai-quando-sai de baixa frequência da D3.
No menu: queixa contra empresas adtech; receitas sem fim da taxa da cópia privada; encriptação das telecomunicações; fim da Stayaway Covid.
É assinar!
https://masto.pt/@d3/105039051762844180
Numa altura de confinamento obrigatório, em que a Stayaway Covid se torna especialmente inútil, abre-se uma janela de oportunidade para fazer um balanço e repensar a sua utilização. Boa altura para dar por encerrado este projecto, que já há muito deu o pouco que tinha a dar.
10/n
servirá apenas para prolongar desnecessariamente este lamentável cenário de passa-culpas em praça pública.
Resta agora desviar os recursos empregues na criação, manutenção e promoção da Stayaway para soluções e medidas que sabemos que efectivamente funcionam.
9/n
e que, em nome da integridade científica, saiba admitir que a sua experiência falhou. Não o fazer, e continuar a insistir em promover soluções desacreditadas cujos resultados continuarão a falhar amanhã como têm falhado rotundamente até hoje,
8/n
Em nome da integridade científica e do bem comum, seria primordial que todos os intervenientes neste debate tirassem as devidas conclusões desta experiência. Apelamos a que o INESCTEC assuma a responsabilidade pela enorme distração que proporcionou à sociedade portuguesa
7/n
Não foi apenas em Portugal que a aplicação não funcionou. As aplicações não funcionaram, em geral, simplesmente porque a experiência revelou que a hipótese testada não era adequada a alcançar o objectivo pretendido.
6/n
No início da pandemia, a utilização de aplicações para rastreio de contactos através de Bluetooth era hipótese teórica que valia a pena estudar e testar, para se perceber melhor o potencial. Mas depressa percebemos que os resultados práticos ficavam muito aquém do desejado.
5/n
Agora, supostamente, o que é preciso é modificar a app para que os código sejam inseridos directamente pelos médicos - mas aí culpa é da CNPD e dos SPMS que não se despacham. Mas, depois disso ser feito, a app já vai resultar! 🙄
4/n
Em qq solução técnica normal e expectável a existência de variáveis de natureza social que podem dificultar a sua implementação e sucesso. Mas esse factores sociais deveriam ter sido previstos e tidos em conta nos cálculos e promessas feitas acerca da eficácia da app.
3/n
O INESCTEC continua a encontrar desculpas para o não funcionamento da app e a disparar culpas em todas as direcções, menos para si próprio.
Parece que, para o INESC, a Stayaway Covid não funciona porque - como ao Rui Veloso - o mundo inteiro se uniu para a tramar.
2/n
INESCTEC veio agora culpar os médicos pelo fracasso da app Stayaway. Antes foram os políticos, depois os portugueses que não aderiam, depois a CNPD por fazer o seu papel, depois Google/Apple pela forma como geriam as permissões das apps, e por aí fora.
1/n
https://direitosdigitais.pt/comunicacao/comunicados/114-d3-condena-ataque-aos-medicos-e-exige-fim-da-app-stayaway-covid
Associação condena ataque aos médicos e exige fim da app StayAway Covid
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1667010/associacao-condena-ataque-aos-medicos-e-exige-fim-da-app-stayaway-covid
A D3 é uma associação portuguesa de defesa dos direitos fundamentais no meio digital.