Mostrar mais

Techdirt: Copyright Blocks Interview Of Protesters Because Marvin Gaye's 'Let's Get It On' Was Playing In The Background t.co/7OMBpsDnGQ

Inauguramos hoje um recurso para compreender as apps de rastreio de contactos , para que possas decidir se é boa ideia instalar ou não.

Vamos anunciar várias atualizações nos próximos dias, é ficar atento!

rastreamento.pt

"Não podemos brincar aos falsos positivos (...) o Bluetooth não tem a capacidade de medir distâncias. Reconhece o sinal ou não. E até atravessa paredes."
jn.pt/nacional/apps-anti-covid

A dicotomia entre responsabilizar e não responsabilizar é uma falsa questão.
Para melhores abordagens, é ler o nosso artigo e o Position Paper da EDRi.

Esta semana começa a consulta pública do DSA.
O processo legislativo deverá durar os próximos anos.
edri.org/dsa-platform-regulati

Mostrar conversa

Tal corresponde a uma ideia de Internet como um espaço mais parecido à televisão, rádios e jornais. Um ex: o não teria acontecido pois as empresas receariam ser responsabilizadas por eventual difamação nas suas plataformas e não permitiriam ou apagariam as denúncias.

Mostrar conversa

Responsabilizar as plataformas como editores é reduzir a liberdade dos utilizadores dessas plataformas.
Se o detentor da infraestrutura responde por tudo o que lá é publicado, também tem de controlar tudo o que é publicado.

Mostrar conversa

Ironicamente, as brilhantes ideias europeias apresentadas como combate às plataformas norte-americanas estão apenas a consolidar a solidificar a posição dessas multinacionais, e a dificultar a vida a todos os outros, incluindo as empresas europeias.

Mostrar conversa

Na UE agora a moda é exigir que as plataformas policiem os seus utilizadores: remoção de conteúdos terroristas 1 hora, filtros de upload e outros, que estão apenas ao alcance dos grandes players da Internet. Que são americanos. E que adoram espiar os seus utilizadores.

Mostrar conversa

Mas as mesmas normas que nos deram esta liberdade, tb trazem os seus problemas. Ainda para mais, muitos desses problemas afectam desproporcionalmente grupos mais vulneráveis e minorias. Mas isso não significa que acabar com a limitação de responsabilidade seja boa solução.

Mostrar conversa

Esta norma permitiu o surgimento de blogues pessoais, redes sociais, Wikipédia, aplicações de reviews de restaurantes, Youtube, Wordpress, Git… entre muitos, muitos outros. Enfim, qualquer site que tenha conteúdos de utilizadores, e sem os quais já não imaginamos o nosso mundo.

Mostrar conversa

"Oh não, a Internet vai acabar outra vez!"

Pois é...
A tal Section 230 é apenas e só apelidada de: "As 26 palavras que criaram a Internet".

Ver esta thread de @jkosseff@twitter.com, autor do livro com o mesmo nome.
twitter.com/jkosseff/status/12

Mostrar conversa

Ursula von der Leyen anunciou o Digital Services Act como um das prioridades da Comissão. Esta legislação vem alterar a Directiva e-Commerce.

A grande questão é: devem ou não as plataformas ser responsabilizadas pelos conteúdos que os seus utilizadores nelas publicam?

Mostrar conversa

A Section 230 regula a responsabilidade das plataformas, nos EUA. Está a ser posta em causa tanto pelo Presidente Trump como por Joe Biden, o presumível candidato democrata à Casa-Branca. Na Europa temos algo parecido a esta norma, e também aqui está a ser posta em causa.

Mostrar conversa

Acharam a reforma do Direito de Autor um tema polémico?

O Digital Services Act é a reforma do Direito de Autor em esteróides. É tb a questão por trás do caso Trump/Twitter.
O tema é complexo e o debate ainda está por fazer.
direitosdigitais.pt/comunicaca

Orgulhamo-nos de ser um dos países mais seguros do mundo. É por isso deveras irónico que permitamos a constante expansão da videovigilância do espaço público.
Referimos China ou Reino Unido como maus exemplos, enquanto traçamos exactamente o mesmo caminho.
cm-santarem.pt/apoio-ao-munici

Mostrar mais
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.