Mostrar mais

Acharam a reforma do Direito de Autor um tema polémico?

O Digital Services Act é a reforma do Direito de Autor em esteróides. É tb a questão por trás do caso Trump/Twitter.
O tema é complexo e o debate ainda está por fazer.
direitosdigitais.pt/comunicaca

Orgulhamo-nos de ser um dos países mais seguros do mundo. É por isso deveras irónico que permitamos a constante expansão da videovigilância do espaço público.
Referimos China ou Reino Unido como maus exemplos, enquanto traçamos exactamente o mesmo caminho.
cm-santarem.pt/apoio-ao-munici

Projecto Gutenberg bloqueado em Itália, no seguimento de uma ordem judicial relacionada com uma investigação sobre pirataria de jornais e revistas. Nem as autoridades policiais, nem o tribunal, nem os ISPs deram conta do erro.
blog.andreamonti.eu/?p=1764

O problema era conhecido. Recentemente na UE tivemos a maior iniciativa legislativa dos últimos 20 anos nesta área. Sociedade civil bem alertou, mas @govpt@twitter.com e @cultura_pt ficaram do lado dos bots, como CDS, PSD e PS (excepto @AnaMartinsGomes@twitter.com e F. Assis).
washingtonpost.com/entertainme

Apple e privacidade:
"Ouvi centenas de gravações todos os dias(...). Ouvi pessoas falarem do seu cancro, referindo-se a familiares mortos, religião, sexualidade, pornografia, política, escola, relações ou drogas, sem qualquer intenção de activar a Siri."
theguardian.com/technology/202

Vitória da @LaQuadrature contra a utilização de drones por parte da polícia, em França. Utilização de drones com câmara a baixa altitude é ilegal pois permite identificar pessoas através das suas roupas e outros traços distintos.
laquadrature.net/en/2020/05/18

A A.P.A. não comentou a ausência de política de privacidade ou o facto de o código da aplicação não estar aberto e disponível ao público (o que por si só teria desde logo evitado que a questão tivesse sido levantada).
observador.pt/2020/05/17/agenc

Mostrar conversa

A A.P.Ambiente veio declarar que as permissões que referimos tinham origem numa versão beta da aplicação, que não chegou a ser disponibilizada ao público e foi agora removida. Permissões agora listadas são relativas a localização e acesso à rede.
tek.sapo.pt/mobile/apps/artigo

Esta semana fomos "o membro em destaque" na EDRi-gram, a newsletter da @edri@twitter.com.

Podem assinar esta newsletter através da ligação no final do texto.

edri.org/member-in-the-spotlig

Por não ter o seu código aberto e disponível, por pedir permissões excessivas, e por não fornecer sequer uma política de privacidade, a app Info Praia merece desde já uma grande bandeira vermelha em relação à sua utilização.


direitosdigitais.pt/comunicaca

Nesta edição do @JornalMapa@twitter.com podem encontrar uma entrevista à D3, sobre apps de rastreamento de contactos (ARCs).
Para saber mais sobre o assunto --> rastreamento.pt
Obrigado @guixluz@twitter.com @joaogsr@twitter.com @JornalMapa@twitter.com

RT @JornalMapa@twitter.com
Está nas ruas a 27ª edição do Jornal Mapa (Maio-Julho). Como não podia deixar de ser, com uma parte considerável dedicada a este novo mundo da pandemia de Covid-19.

Caro Ministério da @cultura_pt@twitter.com, isto dos filtros não está a correr muito bem, e com a tele-escola ainda pior. Vocês que garantiram alto e bom som que conteúdos lícitos não deveriam ser removidos, não querem pronunciar-se?
abertoatedemadrugada.com/2020/

Mostrar mais
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.