Mostrar mais

Esta semana ficámos a saber que parece haver um forte consenso político em torno da necessidade de protecção da privacidade dos cidadãos. Excelente notícia!
Mas permitam-nos aproveitar o momento para lembrar o seguinte:
direitosdigitais.pt/comunicaca

Quando queremos dar 1, 5 ou 10 € a alguém que actua na rua, basta… dar.

Quando pagamos 5, 10, 30, 100 € por um bilhete para um espetáculo, basta... pagar.

Mas para doar um mísero euro que seja a um projecto de crowdfunding, têm de fornecer tds os dados pessoais e + alguns.

Mostrar conversa

Uma bonita obra que expressa, nas palavras do autor, o surrealismo da situação que vivemos e um assustador vazio de cidades de todo o mundo, de partir o coração.

Ou, como diria o Min da @cultura_pt@twitter.com, um vilipendioso acto de pirataria que nem merecia ter visto a luz do dia.

2/2

Mostrar conversa

Uma montagem em vídeo feita por um português rapidamente se tornou viral (+2M visualizações) até ser removida por violação de direitos de autor. Esta é já uma outra versão (a primeira já era).
1/2
youtube.com/watch?v=FHQ3dX0NYV

Plataformas de ensino à distância são um risco para os alunos e podem afectar o seu futuro, diz comissão de protecção de dados | Coronavírus | PÚBLICO
publico.pt/2020/04/11/sociedad

Não foi por falta de aviso. Estes problemas não surgiram com o Art13, são apontados há anos! Infelizmente os representantes de autores e artistas e boa parte dos nossos representantes políticos ignoraram e acharam que era este o caminho a seguir. Trágico.
4/4
@cultura_pt@twitter.com @govpt@twitter.com

Mostrar conversa

Por causa dos abusos de Direito de Autor do Youtube, artistas não conseguem usar estes serviços. Mas criar uma plataforma alternativa é também mt complicado, principalmente de forma urgente. [Ler artigo do @EspalhaFactos@twitter.com].
3/4

Mostrar conversa

Quando combatíamos as ideias absurdas por detrás dos filtros do famoso art.13, não imaginávamos a que seriam precisamente os autores e artistas mais vulneráveis os primeiros a provar deste veneno que tentámos evitar. Mas utilizadores são artistas e artistas são utilizadores.
2/4

Mostrar conversa

“Tentámos fazer através do Youtube, mas, durante um concerto, o Youtube decidiu parar a livestream por violação de direitos de autor”.
“O Youtube pára um livestream (...) mesmo que a música a ser tocada esteja a ser tocada pelo seu autor.”
1/4
t.co/uFUvL3JmYD

Uma sugestão por dia:

Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica (2019)
Após as eleições presidenciais dos EUA, a empresa Cambridge Analytica passou a simbolizar o lado obscuro das redes sociais. A questão que se coloca é: como?
netflix.com/pt/title/80117542

No mais, a D3 adopta a posição pública conjunta tomada pela rede @edri@twitter.com (European Digital Rights), que também se publica.
7/7

Mostrar conversa

Por fim, espírito crítico é crucial para detectar: phishing, scams, obtenção ilícita de dados, aproveitamentos comerciais indevidos, empresas a tentarem passar por movimentos cívicos, reclamações de créditos alheios com objectivo de alcançar visibilidade na imprensa, etc.
6/7

Mostrar conversa

Nos ISPs, medidas de engenharia de tráfego podem eventualmente ser necessárias. Transparência exigida é positiva mas operadores deviam ser obrigados a publicar a justificação de cada medida tomada, apresentando também os dados de tráfego que as justificam.
5/7

Mostrar conversa

Caso da Educação é gritante. Há que rejeitar serviços em que crianças são o produto. Ensinar espírito crítico sobre as plataformas que utilizam, e a conhecerem as tecnologias - não produtos. Educar para a tecnologia não é formar utilizadores avançados de produtos comerciais.
4/7

Mostrar conversa
Mostrar mais
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.