Esperamos que o Governo não tenha a indignidade tratar uma matéria tão sensível como a censura da Internet através de decreto-lei, em vez de levar a matéria à Assembleia da República, a casa da democracia.

Mostrar conversa

🚨 Alerta vermelho 🚨

O Expresso noticia hoje: "Autores querem bloqueios de sites por IP".
FEVIP, IGAC e APRITEL lembraram-se, ao mesmo tempo, de vir dizer que os "memorandos de entendimento" que censuram a net não chegam.
Algo parece estar em preparação...

é um apelo à UE pela proibição da vigilância biométrica massiva.

Estão connosco? Assinem já!

Por um futuro no qual somos tratados como seres humanos, não códigos de barras. No qual somos respeitados, não humilhados, discriminados ou tratados como suspeitos de crimes. No qual as nossas opções não são limitadas por um algoritmo baseado nos nossos corpos e aparências.

Está na hora de agir!


reclaimyourface.eu/

Segue a campanha no Mastodon:
@reclaimyourface

Aliás, o modelo de empréstimo é tão inadequado que muitas famílias desfavorecidas o rejeitam por medo de não conseguirem cumprir as condições do programa e terem de pagar o computador - o que é totalmente contraproducente aos objectivos a alcançar.

Mostrar conversa

Se por razões de acção social for necessário ao Estado fornecer computadores a famílias carenciadas, estes computadores devem ser *dados* a quem deles necessita, sem restrições como as que agora existem.

Mostrar conversa

A capacitação digital e a promoção da literacia digital só podem ser alcançadas quando os alunos tiverem a liberdade de explorar todas as possibilidades oferecidas por um computador e pelos programas informáticos (a começar pelo próprio sistema operativo).

Mostrar conversa

É preferível ter um computador velho e/ou em segunda mão que nos dê toda a liberdade, que ter um computador novo com tantas limitações.

E quem não puder recusar?
Sabemos que a opção de rejeitar esta oferta é um privilégio que não está ao alcance de todos.
É precisamente por aqueles que não têm alternativa que urge mudar este programa.

Mostrar conversa

Não se pode querer promover a literacia digital e mediática, quando a ideia que transmitimos aos alunos é a de que se devem limitar a ser meros utilizadores do computador e do seu software que lhes é atribuído, sem qualquer tipo de autonomia e liberdade.

Mostrar conversa

Não se pode querer promover a capacitação digital dos alunos ao mesmo tempo que os proibimos de instalar software, limitando assim todo o potencial de exploração e de aprendizagem que um computador pode permitir.

Mostrar conversa

Logo:
- É proibido instalar qualquer programa (ou hardware), salvo programas previamente fornecidos ou autorizados pelo Ministério ou Director.
- É proibido o computador sair de casa ou da escola, salvo se autorizado.
- Computador tem de ser devolvido no final do ciclo

Mostrar conversa

Sumário:
O Governo anunciou recentemente a distribuição de computadores, no âmbito do programa Escola Digital. O objectivo é estender este programa a *todos* os alunos e professores.
Infelizmente este programa implica a cedência dos computadores somente a título de empréstimo.

Mostrar conversa

A encriptação é garante de privacidade e segurança, e indispensável à confiança que cidadãos depositam nos sistemas digitais. A economia digital depende da confiança das pessoas nas comunicações pela Internet. Se esta confiança for quebrada, a economia digital desaba.

[Fim da parte 1]

Amanhã: thread-resumo sobre os perigos de querer comprometer a encriptação; e por que motivo isso não resulta e ainda nos coloca a todos em risco.

Mostrar conversa

A encriptação é tb pedra basilar da nossa economia digital. Os sites dependem de encriptação para garantir altos níveis de segurança, incluindo o acesso a home banking, compras e vendas online, acesso a informação fiscal, acesso a informação de saúde, etc.

Mostrar conversa

Mas os abusos contra a privacidade e dados pessoais não são exclusivos de Estados autoritários (ex: em Portugal espiões foram condenados por espiar ilegalmente um jornalista).
A encriptação deve ser utilizada como uma medida básica de segurança e privacidade, por todos.

Mostrar conversa

Além da encriptação das comunicações em trânsito, a encriptação é importantíssima para manter segura informação armazenada. Ex: atacantes podem até conseguir obter acesso ilegítimo a um servidor, mas não conseguir aceder à informação encriptada lá armazenada.

A encriptação das telecomunicações é essencial para activistas, jornalistas, advogados e muitos outros, em todo o mundo, principalmente para aqueles que vivem e trabalham em Estados autoritários e repressivos.

Mostrar conversa

Thread-resumo (parte 1)
- Na Internet, tudo acontece às claras, não existe um sistema de comunicação segura integrado no protocolo de comunicação. Terceiros podem interceptar. Encriptar ("mascarar" a informação) é portanto a única forma segura de comunicar.

A encriptação garante a confidencialidade e a integridade da informação transmitida, e permite verificar/confirmar a identidade de quem a emitiu.
[PS: cuidado com as redes wi-fi com password partilhada por muitos utilizadores]

Mostrar conversa

Segundo artigo da nossa série sobre encriptação.
Depois de nos termos debruçado sobre a história do tema (as "Crypto Wars"), agora vemos como funciona a encriptação na Internet e o papel crucial que desempenha.

direitosdigitais.pt/comunicaca

Mostrar mais antigos
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.