Seguir

E lá vamos ter de andar a lutar pela neutralidade da Internet na UE... outra vez.

Há uns anos a coisa parecia ter ficado definitivamente arrumada (fora a questão do zero-rating, que agora já estava bem encaminhada)... mas os lobbies falam sempre mais alto.

1/

Agora a ideia genial da Comissão Europeia é permitir que quem detém a infraestrutura da Internet possa cobrar consoante o seu uso por parte das empresas que oferecem serviços online, contra aquela que é a essência básica do princípio da Neutralidade da Internet.
2/

Isto é, quem detém a infraestrutura passa a poder discriminar os conteúdos que nela passa de forma a fazer dinheiro com isso. Foi essa a receita que nos levou a chamadas internacionais que custavam 5€/min e outras tretas do género.
3/

As empresas que controlam a infraestrutura detêm um monopólio perigoso, do qual depende toda a economia digital: são "gatekeepers" dessa economia. As suas regras de funcionamento não devem ser aliviadas para permitir negociatas multimilionárias.
4/

É por isso que 34 organizações de 17 países se juntaram para pedir à CE que respeite o princípio da neutralidade da Internet e abandone as ideias de o rever.
5/

edri.org/our-work/the-european

Seria também importante saber qual a posição do Governo a nível do Conselho, sobre este assunto.
Tendo em conta o que aconteceu com a Tarifa Social de Internet e os famosos pacotes de zero rating portugueses... é de temer o pior. 🙄
6/

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português.