Ok, vamos lá voltar à tarifa social de Internet, aka , que há por aí muita gente (a fazer-se de) confusa.

O Governo argumentou com os valores ao programa Escola Digital.

Começando pelo óbvio: o programa Escola Digital destina-se a uma única pessoa, o estudante. A tarifa social destina-se a agregados familiares e está expressamente proibido haver mais de um contrato por agregado familiar.

Ora, se 12GB de tráfego são considerados o mínimo adequado para um utilizador, como podem 15GB ser adequados para um agregado familiar (que pode até ter muitos elementos)?

Depois, não é verdade que a Escola Digital tenha 10MB de download. Aquando da nossa submissão à ANACOM, mencionámos que este contrato, por exemplo, previa velocidades ilimitadas (e uma vez esgotado o tráfego incluído, 2MB de velocidade mínima garantida)
base.gov.pt/Base4/pt/resultado

[Claro que nos poderão dizer: “o link acima não funciona”. Pois, bem-vindos ao maravilhoso portal Base. Até podíamos ir à procura doutro contrato para dar um exemplo com um link dos novos, mas como entretanto todos os contratos deixaram de estar acessíveis… :blobrollingeyes: transparência ftw!]

Na verdade os 10Mbps vêm de um estudo da Comissão Europeia, citado pela ANACOM, que considera ser a velocidade adequada para o objectivo a atingir. Problema: o estudo referia-se à velocidade adequada para um único utilizador. Daí a ANACOM ter revisto a sua posição.

Seguir

Pior: esse mesmo estudo refere que o tráfego mensal adequado para uma navegação semelhante áquela que a tarifa social visa atingir é de 26GB POR UTILIZADOR.
O Governo deu 15GB para o agregado.
op.europa.eu/pt/publication-de

Noutras notas: Cara comunicação social, das 1ºs vezes foi apenas estranho, agora começa a gerar vergonha alheia. A tarifa social não “disponibiliza um conjunto de 11 serviços mínimos” (correio eletrónico, sites governamentais, homebanking, etc).
Disponibiliza acesso… à Internet

Esses serviços q referem foram usados como parâmetros do que deveria ser uma ligação apropriada.

[Se assim não fosse, então teriam de perguntar imediatamente aos responsáveis políticos como é que tal não seria uma violação grosseira do princípio da neutralidade da Internet]

@d3 mas se estão a tentar fazer a coisa pelo menor possível, dizendo que é para estudantes (esquecendo as famílias com mais do que uma criança/jovem estudante em casa) então também aí falham ao não terem testado com as apps de estudo ao mm tempo. Mas as que são usadas mesmo, não as da treta que é suposto serem utilizadas mas dps vai tudo na mesma para o zoom, etc. 🤦🏻‍♂️

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português.