Seguir

Sumário:
O Governo anunciou recentemente a distribuição de computadores, no âmbito do programa Escola Digital. O objectivo é estender este programa a *todos* os alunos e professores.
Infelizmente este programa implica a cedência dos computadores somente a título de empréstimo.

Logo:
- É proibido instalar qualquer programa (ou hardware), salvo programas previamente fornecidos ou autorizados pelo Ministério ou Director.
- É proibido o computador sair de casa ou da escola, salvo se autorizado.
- Computador tem de ser devolvido no final do ciclo

Não se pode querer promover a capacitação digital dos alunos ao mesmo tempo que os proibimos de instalar software, limitando assim todo o potencial de exploração e de aprendizagem que um computador pode permitir.

Não se pode querer promover a literacia digital e mediática, quando a ideia que transmitimos aos alunos é a de que se devem limitar a ser meros utilizadores do computador e do seu software que lhes é atribuído, sem qualquer tipo de autonomia e liberdade.

É preferível ter um computador velho e/ou em segunda mão que nos dê toda a liberdade, que ter um computador novo com tantas limitações.

E quem não puder recusar?
Sabemos que a opção de rejeitar esta oferta é um privilégio que não está ao alcance de todos.
É precisamente por aqueles que não têm alternativa que urge mudar este programa.

A capacitação digital e a promoção da literacia digital só podem ser alcançadas quando os alunos tiverem a liberdade de explorar todas as possibilidades oferecidas por um computador e pelos programas informáticos (a começar pelo próprio sistema operativo).

Se por razões de acção social for necessário ao Estado fornecer computadores a famílias carenciadas, estes computadores devem ser *dados* a quem deles necessita, sem restrições como as que agora existem.

Aliás, o modelo de empréstimo é tão inadequado que muitas famílias desfavorecidas o rejeitam por medo de não conseguirem cumprir as condições do programa e terem de pagar o computador - o que é totalmente contraproducente aos objectivos a alcançar.

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.