Segundo artigo da nossa série sobre encriptação.
Depois de nos termos debruçado sobre a história do tema (as "Crypto Wars"), agora vemos como funciona a encriptação na Internet e o papel crucial que desempenha.
https://direitosdigitais.pt/comunicacao/noticias/117-a-encriptacao-e-a-internet
Thread-resumo (parte 1)
- Na Internet, tudo acontece às claras, não existe um sistema de comunicação segura integrado no protocolo de comunicação. Terceiros podem interceptar. Encriptar ("mascarar" a informação) é portanto a única forma segura de comunicar.
A encriptação garante a confidencialidade e a integridade da informação transmitida, e permite verificar/confirmar a identidade de quem a emitiu.
[PS: cuidado com as redes wi-fi com password partilhada por muitos utilizadores]
Mas os abusos contra a privacidade e dados pessoais não são exclusivos de Estados autoritários (ex: em Portugal espiões foram condenados por espiar ilegalmente um jornalista).
A encriptação deve ser utilizada como uma medida básica de segurança e privacidade, por todos.
A encriptação é garante de privacidade e segurança, e indispensável à confiança que cidadãos depositam nos sistemas digitais. A economia digital depende da confiança das pessoas nas comunicações pela Internet. Se esta confiança for quebrada, a economia digital desaba.
[Fim da parte 1]
Amanhã: thread-resumo sobre os perigos de querer comprometer a encriptação; e por que motivo isso não resulta e ainda nos coloca a todos em risco.
A encriptação é tb pedra basilar da nossa economia digital. Os sites dependem de encriptação para garantir altos níveis de segurança, incluindo o acesso a home banking, compras e vendas online, acesso a informação fiscal, acesso a informação de saúde, etc.