Este é o texto mais importante que escrevemos nos últimos tempos. Seguem alguns highlights, mas se puderem tirem uns minutos para lerem o texto completo.
1/
direitosdigitais.pt/comunicaca

O título que a TSF deu a esta notícia no mês passado é adequado. Fossem os direitos fundamentais porcelana fina e frágil cujo manuseamento requer toda a delicadeza, a PSP seria o elefante na loja.
2/
tsf.pt/futuro/protecao-de-dado

Mostrar conversa

CNPD: sistemas requeridos pela PSP “implicam um controlo sistemático em larga escala”, com "inegável risco elevado para os direitos, liberdades e garantias das pessoas, em especial dos direitos fundamentais à proteção dos dados e ao respeito pela vida privada (...)"
3/

Mostrar conversa

Em Estremoz, querem videovigilância apesar de a criminalidade ter "diminuído significativamente no último ano na cidade”. Mas o Comando Distrital de Évora acha que as pessoas não se importam de abdicar da sua privacidade, e isso chega para justificar as câmaras.
4/

Mostrar conversa

As finalidades das câmaras? Ora, vai só desde a prevenção de “incivilidades” (?) ao terrorismo, com infracções estradais pelo meio...
5/

Mostrar conversa

Capacidades dos sistemas incluem também: captação de som, leitura de matrículas; interconexão com bases de dados não especificadas; integração com outros sistemas electrónicos de segurança patrimonial também não especificados, etc.
6/

Mostrar conversa

Sem esquecer, claro, os temas do momento: Inteligência artificial, algoritmos, machine learning, soft recognition, detecção automática, filtros… todos os chavões a que temos direito.
7/

Mostrar conversa

Mas calma:
"O intendente Mário Oliveira, do Comando Distrital de Faro, esclareceu que, nos dois projetos chumbados, o objetivo não passava pela utilização de inteligência artificial, mas sim de ‘câmaras inteligentes’”
8/

Mostrar conversa
Seguir

Os sistemas que a PSP quer instalar por todo o país são medidas claramente inconstitucionais. Difícil é dizer se é mais chocante isso, ou o facto de aparentemente a PSP fazer tábua rasa do enquadramento legal e constitucional desta questão.
9/

O Conselho da Europa aconselhou aumentar a formação sobre direitos humanos dada às nossas forças policiais. Concordamos. O âmbito deve é ser alargado de forma a incluir a globalidade dos direitos fundamentais.
10/

Mostrar conversa

Deve também reverter-se alteração legislativa que acabou com a obrigatoriedade de parecer positivo da CNPD para a instalação de sistemas de câmaras fixas em locais públicos.
11/

Mostrar conversa

Não esquecer: Sobrevigilância provoca arrefecimento social. Impacto tem vindo a ser demonstrada por vários estudos científicos. Consensualmente, o principal risco é o da auto-censura. Lógica análoga ao que é apresentado aqui: socialcooling.com
12/

Mostrar conversa

Liberdade e privacidade são direitos humanos, tal como a segurança, pelo que a discussão deverá ser sempre enquadrada no regime de direitos fundamentais vigente, sem concessões a visões hiper-securitárias.

Ninguém é livre sob vigilância permanente.
13/

Mostrar conversa
Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.