BBC reporta caos nas eleições do Iowa devido a problemas tecnológicos, com vários candidatos a reivindicar vitória. Não é sequer voto electrónico, mas demonstra plenamente como a confiança no sistema é essencial.
t.co/hoiJpLUvNl

O funcionamento do sistema eleitoral deve poder ser compreendido e fiscalizado por qq pessoa, independentemente do seu nível de formação. No sistema actual, qq pessoa pode estar na mesa eleitoral, ver o voto ser inserido, ver e participar na abertura da urna, na contagem, etc.

Mostrar conversa

Pessoas de diferentes partidos colaboram em conjunto mas também se fiscalizam umas às outras, e partidos podem nomear ainda fiscais. O processo não é imune a falcatruas, mas estas são mt difíceis de fazer pq precisam de mt gente envolvida, e mesmo que aconteçam, o impacto...

Mostrar conversa

muito restrito (uma mesa de voto tem apenas um peso relativo). Querem trocar tudo isto por um sistema avançadíssimo que apenas uma percentagem ínfima da população tem capacidade de compreender e fiscalizar? Trocar tudo isto apenas por "confiança" no sistema?

Mostrar conversa
Seguir

Para quê? Ter os resultados duas ou três horas mais cedo?

É que quando correr mal, vai correr muito, muito mal.

Recordando:
t.co/wChW6fhZSI

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.