Ferramentas proprietárias rapidamente disponíveis na cloud ajudam grupos activistas a organizarem-se mais rapidamente, mas trazem problemas de privacidade.

privacycamp.eu/?page_id=1926

Usar o direito legal de acesso aos dados.
O RGPD discutido num painel do com membros da Noyb, Panoptykon Foundation e LSTS.
privacycamp.eu/?page_id=1943

Parltrack é uma iniciativa europeia para aumentar a transparência do processo legislativo. Nesta workshop inserida no aprendemos a utilizá-la.

Inserida no Privacy Camp, a já tradicional reunião entre a sociedade civil e a Autoridade Europeia para a Protecção de Dados. Reconhecimento facial é o tema quente.
t.co/sGB2KKik2L

Jovens representantes da Fridays for Future na Alemanha (o movimento de jovens que todas as sextas faz greve para lutar contra o aquecimento global), conta como a tecnologia desempenha um papel fundamental na organização e divulgação.
t.co/97LNTxZV6K

Entre as muitas dificuldades, está o facto de as plataformas removerem cegamente conteúdos que comprovam violações de direitos humanos. Essa remoção é feita parcialmente com recurso a bots e machine learning, sem atender ao contexto.

A primeira sessão conta com um representante do Syrian Archive, um projecto que visa documentar violações de direitos humanos na guerra da Síria.

t.co/a1jqPdXiYa

Sabias que existem alternativas livres ao Google Maps?

E sabias que a comunidade portuguesa do Open Street Map é especialmente activa no Telegram? Lá podes encontrar toda a ajuda que precisares. Entra no grupo e começa já a editar!

t.co/gQ3GFS2Cbp

Sugestão de leitura pra fds. Plataformas e lib expressão, entrada do grande capital na rede, crescimento das big tech e inversão de políticas anti-monopólio, regulação desastrosa da net (filtros e afins).
Tudo interligado, tudo faces da mesma moeda.
t.co/kmML0v9z1d

Voto electrónico, Geórgia (EUA). Suspeitas de que falha de segurança terá permitido acesso e controlo total do servidor das eleições. Logs foram apagados.

Mas por cá podemos avançar com o voto electrónico que não vai acontecer nada disto...
🤣

t.co/LVPEvUpKSD

RTP: Índia. Supremo Tribunal considera suspensão de internet em Caxemira "inadmissível"
t.co/MUBe0VV29G

Assim avançam soluções tecnológicas questionáveis:
- Zero de debate público
- Contra a opinião de especialistas (certos ou errados? debate ajudaria aperceber...)
- Escondendo informação essencial do olhar dos cidadãos em geral e jornalistas em particular
t.co/ThadRr1Pnf

Se coisas abstractas como determinados ritmos, pequeníssimas combinações de notas, o sentimento ou "vibe" de uma música forem sujeitos a proibições de utilização, toda a indústria colapsa.
Imaginem o que seria se o Fado tivesse sido sujeito a tais regras: jamais teria surgido.

Vale bem a pena ler: revista Rolling Stone destaca a cultura do medo que reina hoje em dia na indústria musical internacional devido a decisões judiciais questionáveis que extravasam em muito os limites que o copyright deveria ter.
t.co/0HsqJRWPpk

Momento alto de 2019!
À procura de resoluções de ano novo para 2020?
Junta-te à D3 e vamos fazer mais coisinhas destas.
t.co/E5xE9Xyfb0

A acabar o ano, mas para entrar em 2020 com toda a força, o projecto "ePrivacidade Trocada Por Miúdos", uma iniciativa @msnn@twitter.com e Capítulo Português da Internet Society.
Tema actual, junto de um público que carece de especial acompanhamento.
Seguir:
t.co/5K8SXFbvxw

Se passares Alcacér do Sal lembra-te de NÃO fazeres o teu registo...

(imagem de Paulo Lopes)

Awesome whitepaper by @eff 's Bennet Cypher and Gennie Gebhart about technology, advertising, surveillance and privacy. It's a long read (about 90min) but really worth reading whatever your degree of knowledge about these themes is...
eff.org/wp/behind-the-one-way-

Mostrar mais
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.