Seguir

Journaling and writing notes about and on Logseq. This software amazing!

I'm still optimizing my note-taking system, so it can attain the optimal status, for my fibromyalgia knowledge base / diary, but I'm pleased with what I've been building so far.

It's growing and growing!

It keeps evolving slowly, like a pokémon ^^'
People talk trash about , but the platform is an excellent entry point for information

@josegustavomartins would you be so kind to help me clarify the part about the nervous systems?

@brunomiguel provavelmente, estão a falar de coisas mto diferentes. Primeiro falam de populações mto selecionadas de dor em doentes c doença autoimune. Na gde maioria dos doentes c fibromialgia n se encontra provas de doença imune. Não mais do que na população em geral.

@josegustavomartins uma equipa de suecos e ingleses publicaram a primeira parte da investigação deles, sobre a fibromialgia, o ano passado e os dados preliminares apontavam para a causa ser autoimune. A segunda parte, a conclusão, está para sair em breve (tenho insider knowledge numa das equipas ^^)

@josegustavomartins espero que a segunda parte do estudo seja licenciado com a Creative Commons, como foi a primeira parte

@brunomiguel é tentador andar atrás da causa autoimune, pq temos fármacos para doenças autoimunes. Em particular agora temos anticorpos monoclonais que se usam cada vez mais em td. E dão mto dinheiro. É natural q se pague p ver se funcionam nisto ou naquilo.

@josegustavomartins se der provas, venham estes anticorpos criados para funções excessivamente específicas.

@brunomiguel não costuma ser assim linear. Os resultados, em medicina, têm que ser válidos e replicáveis por outros grupos. É um processo lento e cheio de curvas.

@josegustavomartins eu sei. mas já tem havido mais investigação sobre a questão auto-imune e doenças/síndromes que causam dor crónica. O artigo até refere uma, de 1975: doi: 10.1126/science.1179220

@josegustavomartins ou talvez seja e o problema é só se focarem numa doença que causa dor crónica de cada vez.
mantenho uma postura pragmática. pode ou não ser e só os resultados validados o dirão

@josegustavomartins a verdade é que até pode ser o lobo da ínsula e/ou o lobo parietal fritos, tanto quanto sei. eu quero é que se encontre a causa. esse é o primeiro passo para controlar ou, quiçá, com sorte, mesmo curar

@brunomiguel focaria na reabilitação. Td o resto é uma miragem. Reabilitação é possível.

@josegustavomartins eu sei que é e ando a fazê-la. mas não desisto de tentar saber mais sobre isto e de onde isto vem. já o fiz com a síndrome de cólon irritável e foi assim que comecei eu próprio a controlar mais as dores numa fase inicial e depois cheguei a um médico que me ajudou a controlar isto de vez.

@josegustavomartins eu fui obrigado a fazê-lo. andei uns anos em consultas de gastro no sns, a perder tempo. gosto muito do sns, mas há coisas em que falha redondamente

@josegustavomartins mas não minto, deixa-me animado. saber a (potencial) causa já me tira um peso de cima.

@brunomiguel não me parece nada provável q a causa da dor na fibromialgia seja um mecanismo autoimunes de nervos periféricos.

@josegustavomartins vou aguardar pelas conclusões do estudo e depois logo vejo se considero essa hipótese mais ou menos provável. por falar nisso, daqui a umas horas tenho de dar um toque à/ao minha/meu insider de uma das equipas :blobcatevil:

@josegustavomartins cheguei a ler umas coisas sobre isto nos primeiros meses da fibromialgia, ainda não registava nada na altura. nem tudo era, no entanto, sobre fibromialgia.

Inicie a sessão para participar na conversa
Mastodon (PT)

Masto.pt é uma instância de Mastodon para pessoas que falam Português.