Há dias, visitei o CCB, que tem medição de temperatura corporal. Mediram a minha três vezes antes de me permitirem a entrada. Porquê? Deixei o carro longe, e vim a pé até ao CCB, numa tarde quente. A temperatura corporal refletiu isso. E se quem estava a controlar o acesso me barrasse a entrada com base numa única leitura? Quando começamos a implementar sistemas de vigilância invasiva, há sempre resvalos e usos inesperados que erodem as nossas liberdades, direitos e garantias.

A sério que acham mesmo importante que uma app de rastreamento se torne de uso obrigatório e com a sua dissidência punível por lei? Vejam isto. Precisamos mesmo de sacrificar o pilar liberdade individual das democracias (sem o qual não são, enfim, "democracias"), quando sabemos que nas armas de combate à pandemia, o que salva vidas não é uma app, mas sim distanciamento sanitário, máscaras, higiene e cuidados sanitários? m.youtube.com/watch?v=BUwgHJdH

Artur Coelho partilhado

A app de rastreamento de contactos holandesa foi lançada este Sábado.
Por lá a multa vai até 8 mil euros... para empregadores ou empresas que obriguem trabalhadores ou clientes a instalar a app ;)
iamexpat.nl/expat-info/dutch-e

Artur Coelho partilhado

Fala-se de sequências geniais de animação, de Grant Morrison a propor episódios de Doctor Who, e da continuidade da série clássica Os Passageiros de Vento. Também se descobre os rascunhos ocultos sob a Mona Lisa, Inteligência Artificial aplicada à língua gestual e o padre galego que se dedicava aos autómatos. Ainda se reflete sobre os enormes desafios que os dias de hoje representam para a sociedade global, e de como será a possível futura liderança global chinesa.
bit2geek.com/2020/10/17/tecnol

O melhor momento da semana foi uma aluna pedir-me ajuda para ligar o wifi. Bem, inseres o utilizador e palavra-passe nas definições, disse-lhe. "Pode fazer por mim?" Não, claro, que não, e é só escrever... "Mas, professor, é que não sei escrever..." E como é que envias mensagens? "Gravo, claro". Azar. Teve de ter uma introdução aos teclados virtuais. A minha postura é sempre a mesma. É incrível que os alunos não saibam? Tudo bem, estamos cá para resolver isso.

Quando era professor de EVT, o resmungo habitual que ouvia quanto aos meninos de 5º ano era sempre "incrível como eles não sabem pegar na régua e na tesoura". Quando TIC chegou, finalmente, ao 5º ano, passei a ouvir o resmungo "incrível como eles não sabem usar um teclado e um rato". Este ano? A minha observação diz-me "incrível como eles não sabem usar um telemóvel" (contraria o senso comum, mas hey, as ideias bonitas geralmente não sobrevivem ao contacto com a realidade).

Esta semana, discute-se a ideia de cultura geek como artificialismo de markeitng, e do Gundam andarilho japonês. Na tecnologia, descobre-se a matemática da fuga aos paradoxos temporais, olha-se para os perigos da automatização para a democracia, e sorri-se com o fim, finalmente, do Farmville. Ainda se fala da longevidade do nosso amor pelo melhor amigo do homem, dos paralelos históricos das teorias da conspiração e de projetos artísticos em realidade virtual.
bit2geek.com/2020/10/10/tecnol

Mostrar mais
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.