Esta semana, destacamos a revista Bang!, desafio Ler PT e as melhores lojas de BD. Nas tecnologias, falamos, talvez demasiado, das agruras do projeto Escola Digital, que está a colocar um computador nas mãos de cada aluno e professor português, fala-se do aeroporto cuja torre de controle fica a quilómetros do seu aeroporto, da novíssima estação espacial chinesa, e de piscinas suspensas entre condomínios de luxo. Ainda se olha para a aldeia da Mata Pequena, e se Asimov…?
bit2geek.com/2021/05/15/tecnol

Há obras de humor subtil, que conseguem desmontar temas fracturantes da sociedade contemporânea recorrendo à fina ironia para consciencializar e despertar atenções. Esta não é uma delas. Enfrenta de frente as temáticas que quer ironizar, com a subtileza de um rolo compressor. Planeta Psicose é reflexão temperada com a arte do exagero, em narrativa descarrilada para abanar o leitor.

h-alt.weebly.com/planeta-psisc

Razões para ir descobrir a Maker Faire Galicia? Uma larga lista de workshops com os Alquimétricos, descobrir robótica virtual com Vex, mapas 3D tácteis, IA para crianças, jogos com Micro:bit, refletir sobre educação Maker, ou 3D, telemóveis e pensamento computacional, entre outros. Virtualmente, em Santiago de Compostela, acessível através da Internet em acesso livre.

makerfairegalicia.com/en/blog/

Esta semana, destacamos uma chamada para antologia de literatura fantástica, livrarias lisboetas, e a versão restaurada de uma revista clássica de ficção científica. Fala-se do projeto de reciclagem de telemóveis como dispositivos IoT, da produção de oxigénio em Marte e do bug num software que enviou carteiros inocentes para a prisão. Ainda se reflete sobre desinformação, o acaso e o languescimento. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas desta semana. bit2geek.com/2021/05/08/projet

"bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento."

That whenever a man dreams
the world leaps forth
like a colourful ball
into a child’s little hands.

Esta semana, destacamos o regresso do festival literário Livros a Oeste, os romances de J.G. Ballard e a inesperada ligação entre comics e guerra fria. Fala-se do primeiro voo de uma aeronave em Marte, de tecnologias de interligação e a explosão do vídeo gerado por inteligência artificial. Reflete-se sobre a viralidade da desinformação, memórias digitais e preservação do néon. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.
bit2geek.com/2021/05/01/tecnol

Às 21:00, próxima curta LabAberto: 30 minutos de tecnologia. Desta vez sobre 3D, pensamento computacional, Fab Experiences e um pouco de patafísica. Sessão aberta: youtu.be/QMqIeK2_Q78

Dia 29, o Lab Aberto Fablab organiza mais uma das suas curtas - 30 minutos para descobrir uma tecnologia educativa. Nesta sessão, o tema será o 3D em dispositivos móveis e sua integração com pensamento computacional. Dia 29, em acesso aberto (link no post), 30 minutos de 3D em telemóveis.
lababerto.pt/2021/04/24/curta-

Liberdade de pensar e criar é das que mais valorizo, e sem o 25 de Abril, dificilmente a teria. Liberdade até para alimentar um algoritmo com "25 de abril, revolução, cravos vermelhos" e trr este resultado, entre Outubro e florista na baixa de Lisboa. Dizer que isto é o 25 de Abril visto por uma inteligência artificial é incorreto, para os algoritmos combinados que geram estas imagens, as palavras e imagens não têm sentido, são padrões numéricos. Somos nós que lhes damos significado.

Esta semana, os nossos destaques vão para DaVinci visualizado em 3D, a LuxCon 2021 e uma lista de escritoras portuguesas de ficção fantástica. Fala-se de contentores marítimos, de modelar em 3D com Inteligência Artificial e dos problemas de estacionamento na ISS. Descobrimos as novas Cidades Invisíveis digitais, os problemas da verificação de factos e os vestígios de uma antiga cidade egípcia. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas desta semana.

bit2geek.com/2021/04/24/ficcao

Desafio: trabalhar artes visuais na educação, usando dispositivos móveis e inteligência artificial. Porquê? A pergunta certa é e porque não? Pincel Digital, uma das novas ações de formação do ESTGL. www1.estgl.ipv.pt/arquivo/4522

Artur Coelho partilhado

"Andy Warhol: Somebody gave me this telephone... I think it was Edie... yeah it was Edie... and she said I could talk to God with it, but uh... I don't have anything to say... so here... this is for you... now you can talk to God." - quote from Doors movie 1991

Mostrar conversa

"But no, she's abstract, is a bird / Of sound in the air of air soaring, / And her soul sings unencumbered / Because the song's what makes her sing". Usar um poema de Pessoa (escolhido por ser curto) como como input para o Deep Daze; ou, como uma inteligência artificial interpreta um poema.

0s destaques vão para o regresso do Rascunhos à rádio Voz Online, a adaptação da obra menos cyberpunk de William Gibson ou a história do último carrasco de Lisboa. Descobrem-se motores de pesquisa de imagens baseados em Inteligência Artificial, discute-se o valor dos testes de Turing, bem como o papel da arte gerada por algoritmos. Fala-se ainda da pertinência da aula tradicional, ou de arquitetura sustentável. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.

bit2geek.com/2021/04/17/inteli

Mostrar mais antigos
Mastodon (PT)

Mastodon é uma rede social baseada em protocolos abertos da web e software livre e gratuito. É descentralizado como e-mail.